sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que é Stand up Comedy ?

Conhecido como uma forma americana de fazer humor, a stand-up comedy conquistou o público brasileiro que já agregou esse tipo de humor à sua cultura. Hoje, aquilo que já foi produto americano se tornou brasileiro por apropriação de estilo. Só no site You tube, são mais de 20 milhões de acessos a humoristas brasileiros de stand-up.


Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, vêm se tornando exponenciais nesse tipo de comédia. No stand-up, o comediante se apresenta sem cenário, sem figurino, sem trilha sonora, sem piadas conhecidas, sem nada. É o humor puro. Humor de identificação, um humor que retrata o cotidiano de cada um de nós e por isso mesmo faz com que o publico dê risada.

Existem porém algumas regras para que o show seja de fato considerado stand-up: Geralmente o artista apresenta-se sozinho. Só é permitido apresentar-se com texto próprio e não pode usar piadas que já caíram em uso popular. Não é permitido o uso de trilha sonora ou qualquer tipo de sonoplastia, cenografia ou adereço. Não pode fazer personagem ou usar figurinos engraçados, a idéia é que o artista seja ele mesmo e evidencie o lado mais engraçado de sua personalidade, seja com um olhar peculiar sobre a sociedade, sobre a vida cotidiana ou ainda ressaltando seus defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário