quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bento Ribeiro prepara-se para o stand-up


Bento Ribeiro parece ter se encontrado no humor. À frente do “Furo MTV”, programa transmitido pela emissora segundas às 22h30, e de terça à sexta-feira às 22h (no canal 10, da Net), o ator tem podido exercitar um pouco da veia cômica. Tanto assim que está perto de estrear no gênero stand-up comedy. Ele próprio prestou a informação ao Mais Cruzeiro no sábado, quando esteve em Sorocaba. Bento foi escolhido o garoto propaganda da nova campanha que a Uniso (Universidade de Sorocaba) faz para promover o seu vestibular de fim de ano. O filme, rodado no próprio câmpus da instituição, começa a ser veiculado a partir da próxima segunda-feira, dia 4.

Apesar da satisfação proporcionada pelo trabalho, Bento ainda não está totalmente à vontade para assumir o comando de um show com essa característica. Contou que tem recebido o apoio da colega (e também comediante) Dani Calabresa, com quem divide a bancada do “Furo...”. “Não é insegurança”, comentou. “Eu tenho demorado para encarar o desafio por querer mostrar algo de qualidade. Estou escrevendo o roteiro e, assim que me sentir preparado, faço”. Filho do escritor João Ubaldo Ribeiro, de “Sargento Getúlio”, “Viva o Povo Brasileiro”, “O Sorriso do Lagarto”, e “Miséria e grandeza do amor de Benedita”, Bento ficou famoso depois que apareceu na novela “A Favorita”, da Rede Globo, como Juca, o par romântico da personagem Cida, interpretada por Cláudia Ohana.

Sobre o pai, o humorista diz ter sido mais do que determinante a influência no trabalho que desenvolve. “Ele é reconhecidamente, sem falsa modéstia, um dos mais importantes escritores brasileiros e, às vezes, passa a ideia de ser uma pessoa arredia, carrancuda até. Tudo fachada. É uma grande figura”. Ele nasceu em Portugal, mas logo mudou-se para o Brasil. Aos 29 anos, está há pouco mais de um na MTV. Define o “Furo...” como um painel de sátiras dos fatos cotidianos, estes narrados sob a forma de notícia. Junto com Dani Calabresa, Bento escreve os quadros e as esquetes. A dupla, disse, trabalha com total liberdade de criação. “É muito importante dispor dessa garantia, até para não nos patrulharmos, ou colocarmos limites àquilo que fazemos”.

A atração não escapou, porém, como outras, da censura imposta pela legislação eleitoral e foi proibida de abordar, da forma como costuma fazer, as mancadas dos políticos. “Foi uma situação absurda. Quando a gente pensa que está livre desse mal, ele volta para incomodar. Mas, felizmente, prevaleceu o bom senso”. Bento falou, ainda, do novo formato do canal. “Já há algum tempo a MTV deixou de ser um espaço segmentado, dirigido, focado só na música. A emissora desenvolve outras propostas muito interessantes, o que ajudou nessa minha transição, como alguns têm chamado a mudança na carreira”.

Bento Ribeiro encontrou em Dani Calabresa a parceira ideal para conduzir o programa. “Nós demos a sorte de trabalhar afinados, ligados no mesmo propósito. Brincamos muito, é prazerosa essa sintonia, com todo o respeito ao Marcelo Adnet, que é marido dela. Rolou, assim, uma química forte, boa, que tem dado resultados.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário